quinta-feira, 13 de março de 2014

A importância da leitura

Afinal, pra que ler? Qual a importância da leitura nas nossas vidas? O que pode acarretar de bom? Como sou leitora assídua sou suspeita pra falar disso, mas quis levantar esse tema. 
Estou certa de que muitas pessoas gostam de ler, mas também estou certa de que poucas pessoas se questionam de fato sobre a importância dos livros no nosso dia-a-dia.
Quando abro um livro e me infiltro em sua história tenho um objetivo. Não deixa de ser um hobbie e entretenimento, porém tenho objetivos, e esses objetivos são ampliar a minha percepção e perspectiva de vida, ter maior criatividade, a capacidade de interpretar, ter um vocabulário mais extenso, entre outros.
Acho que todos deveriam ter objetivos, de nada vale a leitura, quando você não analisa o que lê, não crítica, não presta atenção em todos os detalhes possíveis, não elabora uma opinião sobre. Se torna superficial, alienação, como em programas de TV'S que são muito criticados por sinal. Os livros também já foram muito usados como meios de alienação, o que a televisão fez foi tornar isso mais fácil, pois ela está lá, projetada para vomitar informações para você enquanto você só assiste, não analisa, não pensa, apenas engole ideias projetadas em prol de interesses de terceiros, a leitura já dificulta esse processo, você precisa analisar nem que minimamente o que está lendo.Os livros também podem ter essa função se você não analisá-los de fato, apenas engolir o que lhe é imposto.
A leitura pode abrir muitas portas; Nos ajuda a ampliar diversas áreas, a ter diversas interpretações e uma visão de mundo mais aberta, te ajuda a ampliar seu vocabulário, criatividade, inteligência! É algo de que tenho certeza que jamais se tornará antiquado. 
O livro pode ser seu melhor amigo, te ajuda a crescer como pessoa, a te levar pra diversas viagens e mundos incríveis que você jamais conheceu, ele pode ser tudo o que você quiser, contanto que você o analise, crie uma opinião, seja crítico e não torne isso superficial.
O ato de ler deve ser incentivado, nisso concordo absolutamente, mas o que deve ser incentivado é a capacidade de julgar o que se é lido, para que realmente acrescente algo e tenha valia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário